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Preço médio de um automóvel 0Km no Brasil alcança R$ 129 mil

Entre outubro e janeiro do ano passado as empresas locadoras mostraram um crescimento de 20,8% no comparativo anual.

De acordo com os dados coletados pela Jato Dynamics, no mês de novembro os brasileiros precisavam contar com R$ 129.262,92 para comprar um veículo zero quilômetro, pois esse foi o preço médio. Um valor 3,6% mais alto do que no mesmo período do ano de 2021, e 43,5% mais alto que o preço médio de 2020. Na comparação com anos anteriores, a média fica acima dos 50%.

Mas, hoje em dia, 40% das famílias brasileiras estão inadimplentes e o valor dos salários não facilita a realização de operações de tal valor. Diante desta situação, que não é nova, uma das formas mais utilizadas pelos brasileiros para a compra do carro zero quilômetro é o financiamento.

Porém, esta modalidade também está perdendo consumidores, pois além do valor da entrada que se torna mais alto com o aumento do valor dos veículos, também estão os juros da operação. 

De acordo com os dados do Banco Central, a taxa de juros cobrada nos financiamentos de veículos atualmente varia entre 10,69% ao ano (0,85% ao mês) e 59,63% a.a. (3,97 % a.m.). Considerando o financiamento de R$ 80 mil, em 60 parcelas, com prestações fixas e uma taxa de 3,97% ao mês, o consumidor teria parcelas de R$ 3.516,08. 

No entanto, outra alternativa para ter um veículo novo que está ganhando espaço no mercado é o carro por assinatura. Nesta modalidade o consumidor não deve se preocupar com o pagamento de impostos, com a manutenção do veículo nem com a contratação ou renovação online do seguro auto, pois de tudo isso se ocupa a empresa locadora ou a montadora. 

As únicas responsabilidades do consumidor é pagar a parcela de locação, abastecer e caso cometa alguma infração, pagar o valor da multa que corresponde. O consumidor pode optar por fazer um contrato por prazos que variam entre 1 e 3 anos, com uma locadora ou diretamente com uma das montadoras que já oferecem este serviço.

Entre outubro e janeiro do ano passado as empresas locadoras mostraram um crescimento de 20,8% no comparativo anual, com a incorporação de 110 mil unidades, de acordo com os dados da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis)

Ainda assim, esses números são parciais, pois não consideram a frota que as montadoras oferecem nesta modalidade de negócio. Fiat, Jeep, Renault, Toyota e Volkswagen são as que estão oferecendo seus veículos nesta modalidade, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)

O modelo de assinatura ou locação de veículos está ganhando cada vez mais mercado pelo fato de que muitas famílias não contam com os recursos necessários para a compra do seu veículo e inclusive, pela mudança de comportamento dos consumidores. 

Após a pandemia, com os novos estilos de vida muitos não querem adquirir um veículo, ter que arcar com os gastos nem perder tempo com todas as burocracias e procedimentos requeridos.

FONTE: SOMOS NOTÍCIAS

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