spot_img
InícioMercadoBásico, último VW Gol fabricado será carro de locadora

Básico, último VW Gol fabricado será carro de locadora

Exemplar derradeiro não é da série especial Last Edition, mas sim uma encomenda da Localiza

Básico, último VW Gol fabricado será carro de locadora

O Volkswagen Gol encerrou a sua história de 42 anos no último dia 23 de dezembro, quando teve a última unidade produzida na fábrica de Taubaté (SP). Embora o modelo tenha ganhado uma série especial limitada a mil unidades para decretar a sua despedida, o último Gol fabricado no Brasil foi um exemplar básico que será utilizado como carro de frota.

Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram o Gol derradeiro identificado como uma encomenda da locadora de veículos Localiza. O carro tem o número de série PT108470 gravado no chassi. As vendas diretas, aliás, marcaram a fase final do Gol no mercado brasileiro.

O último Gol é ano 2022 modelo 2023, pintado na cor cinza Platinum e com rodas de aço de 14 polegadas com calotas. Básico, as maçanetas e os retrovisores não têm pintura na mesma cor da carroceria. Um Gol nessa configuração sairia por R$ 79.770 com o acréscimo da pintura metálica (R$ 1.610), de acordo com o site da Volkswagen.

Não é possível saber se o carro das fotos recebeu algum opcional, mas o Gol ainda podia receber rodas de aço de 15” (R$ 330) e o Pacote Interatividade Media Plus (R$ 1.500), que adiciona rádio com Bluetooth e alto-falantes nas portas dianteiras.

Carro mais vendido da história do Brasil, o Volkswagen Gol teve mais de 8,5 milhões de unidades produzidas entre 15 de maio de 1980 e o último dia 23 de dezembro.

Polo Track será o substituto do Gol

A partir de janeiro de 2023, o Volkswagen Gol será substituído pelo Polo Track, que já teve as primeiras unidades fabricadas em Taubaté para ajustes da linha de produção. O novato custa a partir de R$ 79.990 com uma proposta mais simples que as demais versões do Polo.

O desenho do para-choque dianteiro e da grade frontal é a principal diferença estética do modelo em relação às outras versões do hatch. Os faróis são os mesmos do Polo antes da reestilização.

Na traseira, as lanternas são escurecidas e o emblema “Track” no meio da tampa do porta-malas ocupa o lugar do nome do carro. Um acabamento preto na área da placa também é outro diferencial da versão. Já o interior traz bancos revestidos de tecido cinza com costuras na cor laranja e um rádio mais simples com Bluetooth no lugar da central multimídia Composition Touch.


O Polo Track é equipado de série com airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, ar-condicionado, direção elétrica e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

O rádio citado anteriormente é oferecido como opcional, assim como o volante multifuncional, o computador de bordo, as entradas USB e a antena no teto. Esses itens estarão presentes de série nos carros da pré-venda.

A motorização é a conhecida MPI 1.0 flex aspirada de três cilindros, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas – mesmo conjunto que vinha sendo utilizado pelo Gol.

FONTE: KBB

Notícias mais lidas