Novo posicionamento pode confundir clientes da marca; veja como funciona a nomenclatura
A Volvo aderiu às mudanças do mercado europeu e substituiu os nomes dos modelos XC40 e C40 no Brasil. A partir da linha 2025, os SUVs elétricos vão se chamar EX40 e EC40, mas sem trocar de geração.
Assim, a marca sueca padroniza a nomenclatura de todos os seus carros, processo que começou no Brasil com o lançamento do EX30 no último mês, mas que já estava em curso no resto do mundo com modelos como EX90 e EM90.
Nos países em que o XC40 ainda é oferecido em versões híbridas, o nome será mantido. Isso porque a letra “E” significa “Electric”, e não será utilizada em modelos a combustão. Além disso, o nome “Recharge” passa a ser exclusivo dos carros elétricos e não será mais utilizado nos híbridos.
Como o objetivo da Volvo é abandonar os motores a combustão e se tornar uma marca 100% elétrica até 2030, a tendência é que todos os lançamentos futuros tenham a letra “E” antes da classificação da carroceria.
omo entender os nomes da Volvo?
![Este é o Volvo XC40 que você já conhece, mas agora ele é chamado de EX40 — Foto: Divulgação](https://s2-autoesporte.glbimg.com/oczk3xJH0vN1Yh-YZGCQ8XonXNo=/0x0:1162x664/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/W/i/zJTXMmRxyJbmhSkVk2eQ/2024-06-06-17-40-12-ex40-electric-gallery-6-16x9.jpg-1440x810-.png)
Um catálogo cheio de letras, siglas e números pode ser confuso, mas a Volvo facilitou o entendimento com uma padronização simplificada. As letras sempre indicam o tipo de carroceria e a matriz energética do veículo. Já os números determinam se o carro é compacto, médio ou grande. Veja abaixo:
Carroceria:
- S – sedãs
- V – peruas
- C – cupês
- XC – utilitários esportivos
- EX – utilitários esportivos elétricos
- EM – minivans elétricas
- EC – cupês elétricos
- ES – sedãs elétricos
Tamanho:
- 30 e 40 compacto
- 60 – médio
- 90 – grande
Portanto, o nome do EX30 lançado recentemente indica que se trata de um utilitário esportivo elétrico de porte subcompacto; o antigo S60, descontinuado no Brasil mas ainda à venda em outros países, é um sedã médio com motor a combustão; já o XC90 é um utilitário esportivo de grande porte, também com motor a gasolina. E assim por diante…
Certas versões podem receber sobrenomes. Este é o caso do pacote Cross Country, que incorpora visual aventureiro à perua V90.
Uma nomenclatura que foi adotada recentemente pela Volvo é “EM”. Até então, apenas a minivan EM90, exclusiva do mercado chinês, traz tal denominação.
Outros modelos com nomes inéditos devem surgir, como a próxima geração elétrica do sedã S90, confirmada pela marca sueca como ES90. Depois, o futuro XC60, que por muitos anos foi o carro mais vendido da fabricante no Brasil, se chamará EX60.