Inicialmente, serviço vai ser oferecido apenas em bairros de São Paulo; aplicativos não disseram qual será o preço das corridas
Usuários dos serviços de aplicativos Uber e 99 de São Paulo que quiserem fazer corridas com carros elétricos e híbridos já poderão escolher uma modalidade específica com modelos eletrificados. As duas maiores empresas do segmento lançaram, com dias de diferença, novas categorias em seus apps.
Uber Green
O Uber Green foi anunciado nesta terça-feira (6) pela gigante da mobilidade. Porém, ainda há poucas informações concretas sobre o serviço. A empresa disse, por enquanto, que a modalidade exclusiva para carros elétricos está disponível a partir “dos bairros mais centrais da cidade, mas podem terminar em qualquer lugar, sem restrições”. Porém, não citou quais são esses bairros.
Em relação aos preços, a Uber afirmou que “ficará mais próximo do UberX”, modalidade mais em conta oferecida atualmente, sem dizer qual será a diferença média.
Também não falou se os motoristas terão algum tipo de incentivo para comprar ou alugar modelos elétricos. A Uber confirmou, porém, que os parceiros que já trabalham com veículos elétricos poderão optar pela nova modalidade. Segundo a empresa, o número de carros do tipo na plataforma aumentou 500% em um ano.
A empresa ainda disse que, durante as primeiras semanas, os motoristas vão receber R$ 10 a mais para cada viagem Uber Green realizada.
99e-Pro
Já a 99 foi um pouco mais específica sobre sua nova modalidade, chamada de 99e-Pro. Com previsão para entrar em vigor a partir de setembro, vai permitir, além de carros elétricos, modelos híbridos.
Inicialmente, as corridas são exclusivas na cidade de São Paulo, em bairros como Perdizes, Higienópolis, Sumaré, Pinheiros, Jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Mariana, Brooklin e Campo Belo, incluindo o Aeroporto de Congonhas.
Assim como a Uber, a 99 não disse como a nova categoria será posicionada, mas no comunicado, afirmou que será “premium”. Ou seja, é pouco provável que as corridas tenham preços próximos às da opção mais em conta, Pop.
No caso dos motoristas, a 99 também anunciou vantagens para quem aderir ao 99e-Pro. Os parceiros terão 10% de taxa de serviço em um período de seis meses, além de preferência de corrida nesses bairros e desconto nas recargas.
Há, ainda, algumas parcerias para aqueles que desejam alugar um carro, principalmente modelos da BYD. O D1, monovolume criado pela marca em parceria com a também chinesa DiDi, dona da 99, terá condições especiais de aluguel nas lojas da rede Dahruj.
Já a Osten, outra concessionária da BYD, tem benefícios na locação do Dolphin. Assim como na Uber, porém, não há informações sobre quais são as vantagens.