spot_img
InícioCarrosTeste: BYD Yuan Pro é SUV elétrico com preço de T-Cross; vai...

Teste: BYD Yuan Pro é SUV elétrico com preço de T-Cross; vai incomodar?

Novato divide plataforma com Dolphin e tem preço de SUVs compactos a combustão; será que é capaz de afunilar a disputa do segmento?

Dizer que o Brasil será dominado por carros chineses tem um certo tom de exagero, mas é fato que eles vieram para ficar. A BYD, por exemplo, acaba de dar mais um passo em sua estratégia nacional com o lançamento do Yuan Pro, um SUV compacto elétrico que vem forte para enfrentar até modelos a combustão com o preço oficial de R$ 182.800.

Novo SUV elétrico mais barato do país e conhecido como SUV do Dolphin, por compartilhar a mesma plataforma, o BYD Yuan Pro chega para incomodar veículos estabelecidos no segmento de SUVs compactos a combustão, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Honda HR-V.E o motivo é simples. Nessa faixa de preço, o Yuan Pro se equipara às versões mais caras dos SUVs compactos. No entanto, também vai brigar face a face com os elétricos Peugeot e-2008 e Volvo EX30, além do Neta X que chega em breve ao mercado nacional.

Parte da linha Dynasty, o Yuan Pro tem traços visuais parecidos com os do Yuan Plus que, no portfólio da marca no Brasil, fica acima do novato. O design tem uma harmonia interessante, com um capô mais arredondado, faróis de LED e lanternas traseiras interligadas, seguindo o mesmo estilo de LEDs em zigue-zague do Dolphin.

Porém, é nessa parte que já cito um ponto que o Yuan Pro deixa a desejar: são apenas 265 litros de capacidade no porta-malas. No Peugeot e-2008, por exemplo, são 434 litros. Há um motivo que explica a baixa litragem. Em vez de um kit de reparo emergencial, comum em carros elétricos, o BYD traz um estepe temporário, que ocupa mais espaço.

BYD Yuan Pro 2025 traz lanternas interligadas iguais do Dolphin — Foto: Divulgação
BYD Yuan Pro 2025 traz lanternas interligadas iguais do Dolphin — Foto: Divulgação

Por mais que muita gente prefira um pneu extra na hora do aperto, não há como deixar de dizer que o compartimento fica pequeno e não comporta tanta bagagem assim. Em contrapartida, o Yuan Pro tem dimensões que ficam na média de SUVs compactos a combustão. São 4,30 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e distância entre-eixos de 2,62 m.

Essas medidas se refletem em um espaço razoável na segunda fileira. No tempo em que fiquei com o SUV, percebi que ele consegue, sim, levar três passageiros adultos, mas dois adultos no banco traseiro se ajeitam melhor, principalmente em relação ao espaço para os ombros. Eu tenho 1,60 metro de altura e não sofri nada com falta de espaço para as pernas na parte de trás, graças ao assoalho plano. Assim, mesmo pessoas mais altas viajam com tranquilidade.

BYD Yuan Pro 2025

A BYD disponibilizou duas saídas USB (uma do tipo normal e uma C) para os passageiros do banco de trás, mas senti falta de uma saída de ar traseira. É uma penalidade, já que o item é quase mandatório no segmento e deveria estar presente em um modelo que custa mais de R$ 180 mil.

Vida a bordo

Já a vida do motorista não é nada complicada. O BYD Yuan Pro é bem equipado no geral, incluindo a conhecidíssima central multimídia giratória de 12,6 polegadas. A conexão para Android Auto sem fio é feita de forma prática, mas há momentos em que o sistema parecia “travar” de alguma forma. Nada que interferisse no funcionamento, mas vale a ressalva. Outra é que a projeção só funciona com a tela na horizontal. Ao parear o smartphone, o giro do sistema para a vertical fica travado.

BYD Yuan Pro 2025é equipado com a já conhecida central giratória de 12,6 polegadas — Foto: Divulgação

O painel de instrumentos digital é o mesmo do Dolphin, simples e de fácil visualização. Contudo, preciso bater na tecla de que faz falta a presença física dos comandos de ar-condicionado, já que no Yuan Pro os ajustes são feitos diretamente na central e sem a opção de ajustes pelo volante multifuncional no quadro de instrumentos, como o King já oferece.

Assim, o motorista precisa sair do GPS ou da conexão para conseguir regular a temperatura. Até há um botão de liga e desliga no console central, mas ter todos os comandos físicos seria interessante. Boa notícia é que o Yuan Pro tem comandos de voz. Basta dizer “Hi, BYD” para o sistema responder e, com isso, você até pode solicitar a regulagem de temperatura.

Ainda assim, mesmo para esta jovem motorista de 25 anos, existem algumas práticas que facilitam a direção (ainda mais em estradas) e a presença dos comandos do ar é uma delas.

spot_img

Notícias mais lidas