Realizar o sonho do carro próprio está cada vez mai$ complicado. Com poucos veículos custando menos de R$ 100 mil, uma alternativa tem sido realizar o sonho de dirigir um carro alugado. A procura por carros por assinatura aumentou 20% no ano passado no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), que reúne 14 mil empresas, já são 90 mil carros contratados na modalidade no país. E esse número pode ser ainda maior. Montadoras, como Renault, Fiat e Audi, também estão investindo no nicho.
Isso é uma prova de que a assinatura de veículos é realmente uma tendência consistente. Se há até poucos anos as montadoras vendiam carros para as locadoras com grandes descontos, agora também oferecem a opção de eliminar o intermediário e alugar diretamente para o cliente.
Menos burocracia e gasto mais diluído
Além de não ter que se comprometer com uma dívida, investir o valor da entrada, seguro, IPVA e manutenção, a modalidade permite ao consumidor sempre estar ao volante de um carro 0 quilômetro. O cliente também pode escolher a cor e os opcionais, e ao contrário de um aluguel de veículo tradicional, ser o único ‘dono’ do carro enquanto o contrato dure.
Por outro lado, é preciso ficar atento aos valores e condições cobrados na assinatura, como se há taxa por quilometragem, as vantagens para contratos mais longos – a maior parte das locadoras oferece opções de 3 meses a 3 anos – e quais são os termos para o desgaste natural de peças.
As exigências para a contratação são, em geral, ter pelo menos 21 anos, possuir uma CNH válida, definitiva, ter poucos pontos na carteira e ter um local seguro para guardar.
O preço médio de um carro no Brasil tem sido considerado alto para a maior parte da população brasileira. Para Bruno Poljokan, CRO da Kovi, startup de mobilidade e aluguel de carros, mesmo que o serviço tenha se expandido no mercado e o tamanho da frota das empresas do segmento e locadoras também estejam em crescimento, ainda há dúvidas se o serviço é vantajoso.
“O que temos percebido é que ter um automóvel próprio já não é mais um sonho a ser realizado para muitas pessoas. Isso porque elas buscam mais liberdade, não querem se comprometer com as responsabilidades inerentes da compra de um veículo e enxergam desvantagens financeiras com financiamento, manutenção, seguro, documentação e até mesmo com a desvalorização com o passar do tempo,” aponta.
Vantagens de ter um carro por assinatura
A assinatura de carro pode ser uma forma inteligente de ter um carro na garagem com uma série de benefícios que vão além da personalização do pacote e ser uma alternativa para fugir dos impostos e de processos burocráticos.
1. Por quanto tempo você quer ter um carro
As locadoras e até montadoras do mercado geralmente permitem firmar um contrato de assinatura de forma flexível, respeitando o perfil do usuário. Os períodos costumam ser de 12, 24, 36 ou até 48 meses. É possível até encontrar planos de um mês.
2. Compre seu carro sem entrada
Bruno recomenda pesquisar bem as condições antes de contratar. A maioria das locadoras restringe o pagamento ao cartão de crédito, o que pode atrapalhar os planos no momento de quem não trabalha com essa forma de pagamento ou não quer comprometer com o limite de transação, e buscam alugar um carro mais barato.
3. Experimente diferentes modelos, cores e opcionais
O mercado automotivo conta com diversas opções de veículos para todos os bolsos e gostos, tanto nas versões zero km ou seminovos. As categorias mais procuradas para alugar ou comprar um carro são hatch, sedan e SUV, mas existem outros modelos bastante desejados, picapes, crossovers, minivans e conversíveis.
“Na hora de escolher o modelo, é importante ir além do tamanho e do design. Esse momento precisa ser bem analisado para encontrar o que for ideal de acordo com as necessidades do motorista e assim, avaliar de maneira mais precisa detalhes como praticidade, conforto, economia, desempenho e que oferece o melhor custo benefício”, pontua.
4. Se apaixonou? Pode ser seu
Sendo uma das maiores responsáveis pela compra de veículos 0km no país, as locadoras de automóveis se destacam também pelos modelos seminovos e usados. Elas estão constantemente renovando suas frotas, o que garante uma oferta de veículos novos para os clientes que contratam seus serviços de assinatura, e que incluem a opção de comprar o veículo após o final do contrato de locação.
Esse ‘test drive’ prolongado pode trazer mais segurança principalmente para quem ainda não sabe se quer ou não se comprometer em comprar, se o modelo se adapta às suas necessidades ou se quer buscar outras opções.
“A modalidade de contratação é de escolha do consumidor, mas assim como qualquer aquisição, essa é uma decisão em que a pessoa precisa se planejar e colocar na ponta do lápis todas as dívidas e decidir a melhor opção”, pondera Poljokan.
FONTE: CONSUMIDOR MODERNO