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Stellantis investe R$ 2 bilhões na Argentina e promete novos carros e motor

Nova família de veículos está confirmada para Córdoba; fábrica produz o Fiat Cronos desde 2017

A Stellantis vai investir US$ 385 milhões na fábrica de Córdoba (Argentina) para produzir uma nova família de veículos. Em conversão direta, o valor equivale a R$ 2 bilhões — um dos maiores aplicados no país nos últimos anos. A informação foi confirmada por Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul.

Cappellano não revelou quais modelos serão produzidos na Argentina — tampouco detalhou quais marcas estariam nos planos para o país. A Stellantis é dona das fabricantes Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Leapmotor.

Com a chegada dos novos carros, a Stellantis confirma a contratação de mais funcionários em Córdoba. O objetivo, segundo a marca, é ter 50% de força de trabalho feminina. Fornecedores estratégicos também vão se instalar na cidade para otimizar processos de logística, garantiu o CEO.

Fiat Cronos é produzido em Córdoba desde 2017 — Foto: Divulgação
Fiat Cronos é produzido em Córdoba desde 2017 — Foto: Divulgação

A fábrica de Córdoba é uma das mais antigas da Argentina, mas produz apenas o Fiat Cronos desde 2017. Antes, modelos como Palio, Siena e Prêmio já saíram da linha de montagem — vários deles destinados ao Brasil.

Stellantis também é dona da fábrica de El Palomar, na região metropolitana de Buenos Aires. O complexo pertencia à PSA antes da fusão das marcas, oficializada em 2021. Lá são produzidos os modelos Peugeot 208 e 2008.

Titano argentina?

Fiat Titano pode trocar a fábrica no Uruguai pela Argentina — Foto: Divulgação
Fiat Titano pode trocar a fábrica no Uruguai pela Argentina — Foto: Divulgação

A Stellantis não deu qualquer detalhe sobre qual novo veículo será produzido na fábrica de Córdoba. Os colegas da imprensa local e o site Autos Segredos, porém, garantem que o modelo escolhido é a picape Titano, atualmente montada com peças importadas no Uruguai pela Nordex.

No caso, o termo “família” faria sentido, já que a caminhonete média tem versões que levam as marcas Peugeut (Landtrek) e Ram (1200). Nenhuma delas é oferecida no Brasil. A Titano argentina já teria até um código interno de projeto: KP1. O codinome foi abordado pelo próprio Cappellano em um evento anterior na fábrica brasileira de Betim (MG).

Novo motor

Além de confirmar uma nova família de carros para Córdoba, a Stellantis também prometeu que a unidade vai passar a produzir um novo motor, que inclusive será exportado para o Brasil e usado em veículos produzidos aqui.

Nesse caso, o favorito é exatamente o 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência que passará a equipar a Titano. Além da picape média, ele deve ser aplicado na Ram Rampage ainda em 2024.

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