spot_img
InícioMercadoScania terá serviço de locação de caminhões no Brasil

Scania terá serviço de locação de caminhões no Brasil

Novo modelo de negócio da montadora está sendo desenhado para estrear no curto-prazo

Assim como as demais concorrentes, como Volvo e Volkswagen Caminhões (VWCO), a Scania também terá em sua oferta de serviços para o mercado brasileiro a locação de veículos. De acordo com Silvio Munhoz, diretor geral de operações comerciais, a modalidade de negócio estará no portfólio da montadora no curto-prazo.

“Há cinco anos, nós vendíamos de 200 a 400 caminhões por ano para as locadoras. Este ano, se não houvesse restrição de produto, chegaríamos a mais ou menos 4 mil unidades às locadoras”, disse o executivo durante o Salão de Hannover, realizado na Alemanha em setembro. “O mercado começa a estar cada vez mais aberto para essa modalidade.”

Munhoz falou ainda na oportunidade sobre o perfil de cliente que, hoje, estaria aberto a alugar um caminhão. Segundo os estudos de viabilidade que a Scania conduz a respeito desse novo negócio, há operadores com contratos que estabelecem prazos determinados de transporte de carga, e nesses casos a locação se mostra como opção atrativa para atendê-los.

“Antes [a locação] era restrita apenas a um segmento, o de cana de açúcar, e está se espalhando para outros mercados onde a Scania tem participação importante. Ainda não dá pra dizer a data [de lançamento] porque abrir empresa no Brasil leva um tempo. Temos 10 mil caminhões locados na Europa”, contou Munhoz.

A onda em torno dos serviços de locação envolvendo caminhões começou em março, quando a Volkswagen Caminhões anunciou que iria prestá-lo por meio do seu braço financeiro, a Volkswagen Financial Services. A oferta é composta por frota de modelos leves e também de extrapesados.

No final de setembro, foi a vez da Volvo anunciar o seu serviço de aluguel de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, setor onde atua com a marca Volvo CE. Segundo a montadora, o serviço de locação já está disponível em algumas concessionárias de caminhões e ônibus e será gradativamente expandido no país. 

FONTE: AUTOMOTIVE BUSINESS

Notícias mais lidas