Início Mercado Saída da Ford terá efeito negativo para locadoras de veículos, diz Credit...

Saída da Ford terá efeito negativo para locadoras de veículos, diz Credit Suisse

Os analistas afirmam que, entre as empresas de locação, a Localiza deve sentir os maiores efeitos do fechamento das fábricas da Ford, seguida pela Unidas

A decisão da montadora americana Ford de encerrar a fabricação de veículos no Brasil deve ter um impacto negativo no mercado de locação de veículos, uma vez que a redução da produção local e da capacidade ociosa da indústria pode reduzir o poder das locadoras na compra de carros novos. A avaliação é do banco Credit Suisse.

Em relatório, os analistas afirmam que, entre as empresas de locação, a Localiza deve sentir os maiores efeitos do fechamento das fábricas da Ford, seguida pela Unidas. Para chegar à conclusão, os profissionais analisaram a composição da frota de cada uma das companhias a partir dos carros usados à venda.

Conforme o Credit, cerca de 14% da frota atual da Localiza viria atualmente da Ford. No caso da Unidas, a participação é um pouco menor, de 12%. No lado oposto, apenas 0,5% da frota da Movida é composta por veículos da americana.

A Ford informou ontem a decisão de sair do Brasil, fechando suas três fábricas. Como destacam os analistas, a empresa não é a primeira montadora a fazer isso recentemente. Em dezembro, a Mercedes-Benz encerrou sua operação no país, fechando uma fábrica em São Paulo.

O impacto na produção, no caso da Ford, é significativamente maior, já que 7,4% dos carros produzidos no país no ano passado são da marca. A produção da Mercedes-Benz, no mesmo período, representou 0,4% do total nacional.

Por Rita Azevedo

Fonte: Valor Investe

Notícias mais lidas

Como abrir uma locadora de veículos?

Abrir uma locadora de veículos tende a ser um ótimo negócio para 2021 e próximos anos. Para os turistas,...

Ford vai fazer ‘bastante falta’ ao setor de setor de locação, diz Abla

O presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Junior, afirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que a produção nacional...

Saída da Ford terá efeito negativo para locadoras de veículos, diz Credit Suisse

Os analistas afirmam que, entre as empresas de locação, a Localiza deve sentir os maiores efeitos do fechamento das fábricas da Ford,...