Parte dos procedimentos é feito de forma presencial e parte, pela internet, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Pedidos de recursos não são mais aceitos por e-mail.
Os motoristas devem ficar atentos às mudanças nas regras para entrar com recurso de multas de trânsito emitidas pela Prefeitura do Rio. O serviço está dividido entre presencial e online.
A partir de agora, a defesa prévia ou indicações de que outro motorista estava dirigindo o carro quando aconteceu a multa devem ser feitas pelo portal Carioca Digital, via internet.
Mas no caso de cancelamento de multa, o pedido tem que ser protocolado nos postos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Já o requerimento de restituição é na Central de Atendimento, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Nesses dois casos, o pedido só pode ser feito presencialmente. Mas é necessário agendar pelo site da SMTR.
Para pessoas jurídicas só a indicação do motorista que estava dirigindo na hora da multa é que será feita pelo portal Carioca Digital. Todos os outros recursos passam a ser na Central de Atendimento da secretaria, mas também com agendamento pelo site da secretaria.
Pedidos de recurso por e-mail não são mais aceitos tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.
Postos descentralizados da SMTR, com atendimento nos dias úteis, das 9h às 16h:
- Central de Atendimento da SMTR: Rua Dona Mariana, 48 – Botafogo
- Centro: Rua do Riachuelo, 257 – térreo
- Engenho Novo (XIII R.A.): Rua 24 de Maio, 931 – fundos
- Ilha do Governador (XX R.A.): Rua Orcadas, 435
- Praça Seca (XVI R.A.): Praça Barão da Taquara, 9
- Irajá (XIV R.A.): Av. Monsenhor Félix, 512
- Bangu (Rio Poupa Tempo): Rua Fonseca, 240 – Shopping Bangu – 2º piso
Site da SMTR: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=2801876
Carioca Digital: https://home.carioca.rio/
Por Bom dia Rio
Fonte: G1