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Região Sul recebe rota de carregadores rápidos

Iniciativa irá instalar postos entre Araquari (SC) e Gramado (RS). Com isso, o público dos eletrificados estarão mais bem servidos

A região Sul do Brasil recebeu sua primeira rede de eletropostos privada ligando cidades importantes da região. Isso possibilitará uma viagem de São Paulo (SP) até Punta Del Este, no Uruguai.

A iniciativa é uma parceria entre a Movida, Nissan, Zletric e Rede de Postos SIM , e irá instalar nove carregadores elétricos na região. 

“A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, diz Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa que busca solucionar o problema de recarga de veículos elétricos no Brasil. 

Serão cinco carregadores rápidos , modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, que entrarão em funcionamento nas próximas semanas.

No Rio Grande do Sul, estão em implantação carregadores rápidos em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras, com a rede chegando a Caxias do Sul e Bento Gonçalves até o fim de outubro.

Em Santa Catarina, as cidades de Laguna, Itajaí e Araquari serão as contempladas com os eletropostos .

Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na rodovia que conecta o litoral gaúcho a capital, já estão disponíveis para os usuários.

Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que terá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.

Os carregadores serão instalados em postos da Rede SIM, que contam com estrutura de conveniência para os motoristas enquanto esperam a recarga dos veículos:

“Buscamos acompanhar as tendências de mobilidade para entregar aquilo que as pessoas precisam. Os carros elétricos já são uma realidade, e o objetivo do nosso investimento é suprir a necessidade daqueles que estão na estrada, precisando de um carregamento de conveniência”, explica Diego Argenta, Superintendente de Varejo da SIM.

O investimento é todo realizado pelas empresas e demandou mais de R$ 2,4 milhões, com o principal custo sendo o de aquisição dos carregadores.

“É um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no país”, pontua o CEO da Zletric.

A Movida, locadora de veículos que foi a primeira do setor a oferecer opções eletrificadas para seus clientes também está envolvida na iniciativa:

“Impulsionar o ecossistema de mobilidade é um dos nossos objetivos e com essa parceria, vamos contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmistificar e implementar a cultura do carro elétrico no país, incluindo a região sul que abriga mais de 22 lojas da nossa marca”, destaca Renato Franklin, CEO da Movida.

A Nissan, fabricante do primeiro elétrico produzido em larga escala, o Leaf, que é vendido no Brasil desde 2019, também apoiou o financiamento da Rota Sul:

“O compromisso da Nissan com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no país. Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação”, afirma Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

Os estados do Sul do Brasil representam 19,17% da malha de eletrificados do Brasil, segundo o levantamento da NeoCharge, que utiliza a base de dados do Denatran.

Levando em conta apenas os modelos 100% elétricos, são cerca de 1.703 unidades emplacadas na região, com Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) sendo as três cidades onde esses modelos são mais facilmente encontrados.

FONTE: IG

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