Início Mercado O que é melhor para minha empresa: frota própria ou terceirizada?

O que é melhor para minha empresa: frota própria ou terceirizada?

Dimas Sempre é o serviço especializado em disponibilizar carros 0km para a logística de pequenos e grandes negócios

Eficiência, economia e praticidade são alguns dos benefícios constatados por empresas que alugam um ou mais veículos para uso no deslocamento de executivos, colaboradores ou mesmo na logística de produtos e serviços. 

Mas, antes de terceirizar a frota a ser empregada no seu negócio, vale a pena se informar mais a fundo sobre as vantagens oferecidas por esta alternativa. Para te ajudar nisso, apresentamos abaixo alguns dos principais pontos de comparação entre possuir uma frota própria e optar pelo aluguel de carro.

Antes de mais nada, é preciso se voltar para as diretrizes do negócio, considerando o perfil administrativo. Ter a propriedade dos veículos no pátio da empresa, no caso, é ideal para empreendimentos que preferem centralizar as operações e processos e que possui um departamento acostumado com burocracias de licenciamento, emplacamento, manutenções e seguros. Além de uma dinâmica azeitada, é preciso ter recursos para investir.

Parece óbvio, mas não são poucas as empresas que se precipitam em tirar dinheiro do caixa para a compra de carros e acabam sem recursos para lidar com imprevistos ou investir na finalidade fim do negócio.

Para antecipar contratempos desse tipo, a opção pela terceirização da frota é ideal, pois permite que o foco da administração para o que realmente importa. Veja abaixo algumas das vantagens oferecidas pela maioria das empresas do ramo:

Okm sempre

Um diferencial importante para o empreendedor é contar com carros sempre novos, através dos serviços de assinatura veicular, com planos que variam 12, 24 e até 36 meses. Nessa modalidade, os veículos são adquiridos pela empresa contratada e disponibilizados para uso do cliente, de acordo com as especificações solicitadas. A partir da entrega, o vínculo é mantido se dá via pagamento mensal, que só varia se a quilometragem rodada extrapolar o que foi pré-estabelecido no contrato.

Na maioria dos casos, a empresa que fornece a frota garante substituição imediata se houver algum problema ou no final do período de assinatura, sem deixar que a empresa fique parada a espera do conserto.

No plano Dimas Sempre, por exemplo, oferecido pela concessionária Dimas, a análise vai além da dinâmica da empresa e busca levantar o perfil das pessoas que administram e que trabalham nela. Dessa forma, tanto os carros disponibilizados para o uso, quanto os de substituição, são escolhas que combinam com cada empresa do seu portfólio.

Respiro financeiro

Com a terceirização da frota, os custos envolvidos com a operação são previsíveis e, no caso de ampliação da demanda, é possível se adequar sem grandes investimentos.

Outro ponto favorável para a economia é que a empresa não fica com capital parado, liberando o fluxo de caixa para aplicação no próprio negócio. Ao mesmo tempo, por pagar um valor mensal pela utilização dos carros, as linhas de crédito ficam livres de financiamentos que poderiam comprometer a capacidade de aproveitar oportunidades do mercado.

Dimas Sempre
Dimas Sempre(Foto: Divulgação)

Burocracia longe dos portões

Quer se livrar da gestão de multas, acompanhar documentação e prazos para pagamento de impostos, escolher esse ou aquele tipo de seguro? Então, terceirizar a frota é a melhor saída, pois tudo isso está dentro do pacote ao assinar um ou mais veículos.

Também ficam a cargo da empresa contratada intermediar as revisões e prestar assistência 24h, em caso de sinistros e/ou problemas mecânicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O céu é o limite

Dentre serviços comuns quando se fala em terceirização de frota, há diferenciais de empresa para a empresa que qualificam ainda mais o atendimento.

Para ficar no exemplo da Dimas Sempre, vale destacar a gestão de informação e telemetria, que permite ao cliente acompanhar em tempo real a localização do veículo, velocidade e trajeto percorrido. Com isso, é possível fazer análises estratégicas para racionalizar ainda mais as operações.

E aí? frota própria ou terceirizada?

A decisão pode não ser simples. Envolver um ou mais veículos que levem sua marca cada vez mais longe requer um planejamento sério para que seja tomada a melhor decisão. Mas, com os pontos acima, acreditamos que seja possível ter um ponto de partida em termos de economia, eficiência e praticidade.

Fonte Nsc Total

Notícias mais lidas

Como abrir uma locadora de veículos?

Abrir uma locadora de veículos tende a ser um ótimo negócio para 2021 e próximos anos. Para os turistas,...

Unidas e iTER se unem para oferecer a melhor tecnologia especializada em rastreamento e telemetria veicular

Ao se unir à empresa de tecnologia, a Unidas tem como objetivo principal a melhoria de processos que trarão mais qualidade para...

Blue Fleet, startup de tecnologia para locadoras de veículos quer revolucionar o mercado

Por Giselle Garcia O setor de locação de veículos teve faturamento recorde em 2019, R$ 21,8 bilhões, crescimento...