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Locadoras batem recorde e fecham o ano com mais de 1,5 milhão de carros novos na frota

Mais 100 mil veículos devem ser adquiridos entre novembro e dezembro; veja os números

A procura pelo aluguel de carros aumentou (e muito) no Brasil em 2023. As frotas das locadoras brasileiras encerraram o mês de setembro com 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves novos, e ainda esperam encerrar o ano com a inclusão de mais 100 mil veículos nessa conta.

No ano passado, as frotas das locadoras registraram pouco mais de 1,3 milhão de veículos novos entre janeiro e setembro. Em 2023, houve aumento de pelo menos 200 mil unidades no mesmo período. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), durante a abertura do 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que aconteceu em São Paulo, nesta semana.

O levantamento ainda registra o aumento na participação das locadoras nas compras dentro da área automotiva. No terceiro trimestre deste ano, o setor foi responsável por 27,85% de todos os emplacamentos, o que representa um aumento de 11,6% na comparação com 2022.

Em outubro deste ano, as locadoras foram responsáveis pela compra de 54 mil automóveis e comerciais leves 0 km. Já os 1,5 milhão de veículos adquiridos por essas empresas durante os nove primeiros meses do ano, representam 24,76% do total de automóveis e comerciais leves comercializados por todas as montadoras instaladas no país.

Pode-se concluir que o setor representa quase um quarto da movimentação gerada entre as indústrias automobilísticas por aqui.

Motoristas de apps são alguns dos principais clientes das locadoras — Foto: Getty Images

Vale ressaltar que em junho deste ano o governo federal liberou um desconto para modelos de até R$ 120 mil, o que pode ser um dos fatores de influência no aumento de investimentos por parte das empresas de locação. É de amplo conhecimento, ainda, que muitos destes veículos são alugados por motoristas de aplicativos de carona como Uber e 99, mas há uma nova tendência de mercado surgindo em 2023: a aquisição de carros por assinatura.

Outro levantamento da Abla, no fim de 2020, aponta que haviam 80 mil carros no Brasil ativos nessa modalidade. Em 2023, este número já dobrou, e antes do ano acabar compreende 160 mil veículos.

Algumas empresas também investem na venda flexível. Trata-se de uma modalidade em que um veículo adquirido por assinatura (ou alugado por um determinado período) pode ser comprado pelo cliente com um desconto significativo (resultado dos gastos já desembolsados no contrato).

O preço final pode chegar a 25% de desconto no valor do carro, ou cashback na conta (o valor do desconto é estornado para a conta do cliente). Esse serviço ajuda as próprias locadoras, que conseguem oxigenar a frota ao adquirirem carros novos.

Por fim, viagens e passeios se mantêm como tendência de procura para locação no próximo ano, ainda de acordo com a Abla. Para a associação, as empresas de locação poderão lucrar com o turismo, considerando o aumento das passagens aéreas e constante variação das cotações de moedas estrangeiras.

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