SUV de luxo com telas gigantes que cobrem quase todo o painel e cabine deve chegar no primeiro trimestre de 2025
Após lançar a linha de jipes 4×4 Tank no fim deste ano, com o SUV Tank 400, a GWM focará suas atenções para uma nova submarca no Brasil: a Wey, que se juntará à Haval (SUVs urbanos), à Ora (elétricos) e à própria Tank no portfólio nacional da marca chinesa. A previsão é que sua chegada seja no primeiro trimestre de 2025.
Autoesporte apurou junto a executivos da empresa na China que o primeiro produto da Wey deve ser um SUV de seis lugares chamado Lanshan, que em mandarim significa “montanha azul”. Por isso, o modelo também é chamado de Blue Mountain. No mercado brasileiro, contudo, ele deve receber o nome Wey 07.
Ao que tudo indica, o visual será diferente do Lanshan vendido atualmente na China, com um desenho dianteiro mais convencional. A cabine conta com seis assentos independentes distribuídos em três fileiras, na configuração 2+2+2.
As dimensões são generosas: 5,16 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,81 m de altura e longos 3,05 m de entre-eixos. Como comparação, ele tem 48 cm a mais de comprimento, 9 cm a mais de largura, 8 cm a mais de altura e 31 cm a mais de distância entre eixos que um Haval H6.
A motorização é a mesma DHT presente no nosso H6, formada por um motor 1.5 turbo 16V a gasolina e um conjunto de três motores elétricos (um gerador e dois de tração), com tração integral. São 416 cv de potência e 71,4 kgfm de torque, com um 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Híbrido do tipo plug-in (PHEV), que carrega na tomada, o Wey 07 traz um conjunto de baterias de íons de lítio com 45 kWh de capacidade, chegando a 180 km de autonomia em modo apenas elétrico e 1.000 km de alcance combinado. O consumo homologado na China é de 14,9 km/l.
Há um total de sete modos de condução, incluindo asfalto, lama e areia. Apesar disso, o Wey 07 tem pegada mais urbana e familiar, trazendo tela multimídia gigante, incluindo no banco do meio com comando por gestos, e um baú central refrigerado pra manter a água gelada a bordo.
O preço deve ficar acima de R$ 300 mil. Outro SUV, o Wey 05 (Coffe 01 na China), está em estudo com cinco lugares e porte um pouco menor.