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Gasolina premium: os mitos e verdades sobre Podium e V-Power Racing

Gasolina comum, aditivada, premium… É normal ficar confuso em meio a tantas possibilidades ao abastecer. Afinal, quem pede para o frentista completar com aditivada está colocando uma gasolina de alta octanagem no tanque? Quais são as principais diferenças entre elas? O carro fica mais econômico?

Autoesporte conversou com Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), para trazer os principais mitos e verdades sobre a gasolina premium. Tire suas dúvidas abaixo:

Gasolina premium e aditivada são a mesma coisa? Mito

É normal que motoristas cometam este erro, mas as gasolinas aditivada e premium são compostos diferentes. Entretanto, ainda existem semelhanças, como explica o especialista da AEA.

“A gasolina premium é um combustível de alta octanagem, com 25% de etanol anidro na mistura. Assim, proporciona melhor desempenho ao veículo e pode até deixá-lo mais eficiente”, diz Gonçalves.

Gasolina premium e aditivada não são a mesma coisa — Foto: Agência Brasil
Gasolina premium e aditivada não são a mesma coisa — Foto: Agência Brasil

“Já a gasolina aditivada traz a mesma mistura da comum, com até 27,5% do derivado de cana-de-açúcar. As distribuidoras adicionam dispersantes, detergentes e aditivos que impedem a formação de carboníferos no motor”, disse. “O que pode confundir os clientes é que a gasolina premium também recebe os mesmos compostos da aditivada”.

Em outras palavras, toda gasolina premium também é aditivada, mas a aditivada nunca é premium. Considerando as principais redes de postos do Brasil, o combustível pode ser identificado pelos nomes Podium (Petrobras), V-Power Racing (Shell) e Ipimax Pro (Ipiranga).

Gasolina premium tem menos etanol na mistura? Verdade

Aos donos de carros importados e modelos de alta performance que enxergam o etanol como vilão, o especialista confirmou: a gasolina premium tem porcentagem menor do anidro na mistura. “O limite é de 27,5% na gasolina comum e 25% na premium”, retomou.

Gasolina premium tem menos etanol na mistura — Foto: Fabio Cordeiro
Gasolina premium tem menos etanol na mistura — Foto: Fabio Cordeiro

Há um estudo em andamento que poderia elevar o teor de etanol na gasolina brasileira dos atuais 27,5% para 35%. Trata-se da iniciativa “combustíveis do futuro”, que ainda não teve um desfecho.

Gasolina premium não é para qualquer tipo de carro? Mito

Um dos grandes mitos sobre a gasolina premium é que ela funciona apenas para modelos importados, esportivos ou carros antigos. “Trata-se de um mito”, enfatizou Rogério Gonçalves. “A gasolina premium é adequada para qualquer tipo de carro compatível com este combustível. Não há restrições de uso”.

Tem problema misturar gasolina comum, aditivada ou premium? Mito

Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA. “Certos modelos importados exigem o abastecimento com a gasolina premium. E só nestes casos, misturar com a comum ou aditivada pode diminuir o rendimento do motor”.

Isso porque alguns motores têm alta taxa de compressão — e devido a maior octanagem do combustível, são mais compatíveis com as gasolinas V-Power, Podium, Ipimax e outras.

Um exemplo popular deste fenômeno é o Volkswagen Golf GTI nacional, de 2008. Seu motor 1.8 turbo tinha 191 cv de potência declarados com gasolina comum. Abastecendo com a premium, a unidade poderia entregar 193 cv. Assim, ficou conhecido como o carro nacional mais potente de sua época (mas só com o combustível mais caro).

Volkswagen Golf GTI entrega mais potência com gasolina premium — Foto: Divulgação
Volkswagen Golf GTI entrega mais potência com gasolina premium — Foto: Divulgação

O carro bebe menos com gasolina premium? Verdade

Há relação direta entre o consumo do veículo e o tipo de gasolina no tanque, segundo Gonçalves. “Quando abastecido com a premium, o carro fica até 2% mais econômico por causa do menor teor de etanol”, afirmou.

“Como a gasolina tem poder calorífico superior em relação ao etanol, também proporciona maior autonomia para o veículo. Inclusive, é exatamente o poder calorífico que determina a regra dos 70%”.

O famoso cálculo se popularizou com a adoção dos modelos flex no Brasil, e aponta o seguinte: se o preço do etanol for igual ou inferior a 70% do valor da gasolina, é mais vantajoso abastecer com o derivado da cana-de-açúcar.

Só posso abastecer carro antigo com gasolina premium? Verdade

Carros clássicos devem ser abastecidos com o combustível premium para aumentar a durabilidade do motor — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Carros clássicos devem ser abastecidos com o combustível premium para aumentar a durabilidade do motor — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Na realidade, trata-se mais de uma recomendação para melhorar a durabilidade do motor do que uma regra. “Os carros muito antigos não foram desenvolvidos para uma gasolina com 27% de etanol. Então, quanto menor o teor de álcool, melhor”.

“Por mais que seja uma diferença pequena, de 2%, ainda é mais vantajoso abastecer carros antigos com a gasolina premium. Até porque existem outras vantagens”, afirmou o executivo.

Gasolina premium dura mais tempo no tanque? Verdade

Adeptos do antigomobilismo e colecionadores deixam seus carros parados na maior parte do tempo. Para este perfil de motorista, a vantagem do combustível premium é a durabilidade. “A gasolina premium dura mais tempo no tanque. Para a pessoa que guarda o carro por longos períodos, é recomendável”, constatou Rogério Gonçalves.

E quanto tempo a gasolina premium dura no tanque? Este é um assunto indeterminado, pois existem amostras de até cinco anos que preservam suas características originais, segundo centros de pesquisa. A distribuidora Vibra (antiga BR Distribuidora) sugere que o combustível seja consumido em seis meses.

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