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Donos de carros elétricos serão multados por carregamento em 100%

Subsidiária da Volkswagen impõe restrições e multas em estações de alta demanda para melhorar a eficiência da infraestrutura de recarga

Um dos maiores desafios na popularização dos carros elétricos é a disponibilidade e eficiência dos pontos de recarga (ou a falta deles). Proprietários de carros elétricos já relatam a insatisfação quanto à infraestrutura de carregamento disponível, tanto com quantidade quanto qualidade. E a realidade é essa: a expansão desse mercado depende diretamente de uma boa infraestrutura.

Mas a gestão do tempo dos poucos pontos de recerga disponíveis tem se tornado um problema cada vez mais comum, especialmente em áreas de alta demanda. Em resposta a essa situação, uma subsidiária da Volkswagen nos Estados Unidos, a Electrify America, introduziu uma nova política em algumas de suas estações de carregamento rápido na Califórnia que impede os proprietários de carros elétricos de carregarem até 100% a baterias dos seus carros.

Carros elétricos receberão multa por excesso de carga 

A nova regra estabelece que, em 10 das estações mais movimentadas da Califórnia, o carregamento será interrompido automaticamente quando a bateria atingir 85% da capacidade. Caso o motorista não remova o veículo dentro de 10 minutos após a conclusão do carregamento, será cobrada uma taxa adicional de 40 centavos por minuto de “tempo ocioso”. Com isso, a empresa quer desencorajar os motoristas a manterem seus carros elétricos conectados aos carregadores por mais tempo do que o necessário, já que assim prejudica outros usuários que precisam acessar o serviço.

Carro elétrico branco parado em estação de carregamento com árvores ao fundo
Medida visa reduzir filas e aumentar a rotatividade em pontos de recarga de alta demandaFoto: Electrify America/Divulgação

Por que limitar o carregamento em 85%?

O motivo por trás dessa restrição está diretamente relacionado à eficiência dos carregadores rápidos. A partir de 80% de capacidade, a velocidade de recarga dos carros elétricos diminui consideravelmente, prolongando o tempo necessário para completar os últimos 20%. Esse tempo adicional acaba por monopolizar as estações de recarga, criando filas e aumentando a insatisfação entre os motoristas de carros elétricos.

Na prática, essa nova medida da Volkswagen busca evitar que os motoristas que ocupam as estações por mais tempo do que o necessário continuem a causar congestionamento nas estações de recarga. Ao limitar a carga a 85%, a Electrify America garante que mais veículos possam ser atendidos em menos tempo, tornando o processo mais eficiente e justo para todos os proprietários de carros elétricos.

Carro elétrico branco parado em estação de carregamento com árvores ao fundo
Electrify America implementa multas para motoristas que excedem o tempo de carregamento permitidoFoto: Electrify America/Divulgação
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