Confira os motivos que elevam o consumo de combustível nos dias frios e saiba como tentar reduzir esse prejuízo
Não é só uma impressão dos motoristas nesses dias de inverno. De fato, o carro gasta mais combustível no frio. Mas, você sabe a causa disso? Há algo que pode ser feito para diminuir o prejuízo?
A explicação para o aumento do consumo de combustível no frio é uma somatória de pequenos fatores:
- Nos dias frios o motor demora mais para atingir a temperatura ideal de funcionamento;
- O ar frio fica mais denso no frio, o que exige maior volume de combustível para efetuar sua queima dentro dos cilindros;
- No frio a pressão dos pneus diminui, o que pode causar mais resistência ao rolamento;
- O próprio ar mais frio é mais denso, aumentando o arrasto aerodinâmico do veículo.
Um outro fator que pode aumentar o consumo de combustível nos dias frios é o acionamento do aquecimento da cabine. É que esse sistema de ar quente se vale justamente do calor do motor. Se a calefação for ligada, o motor vai demorar ainda mais para atingir a temperatura ideal.
Mas, o consumo de combustível extra que se gasta para chegar a essa temperatura ideal é significativo? Esse aumento nos dias frios não é irrelevante, mas também não vai falir o motorista. Note que o consumo médio marcado no computador de bordo não vai variar tanto assim.
Como aliviar o aumento do consumo de combustível no frio?
E algo pode ser feito para evitar o aumento do consumo de combustível nos dias frios? Sim, mas aquecer o motor antes de sair para a rua definitivamente não é um deles.
O mais importante é se certificar que a manutenção do carro está em dia, principalmente se a válvula termostática está funcionando corretamente. Esse componente é o responsável por controlar a passagem do fluido de arrefecimento do bloco do motor para o radiador.
A válvula termostática funciona da seguinte forma: quando o carro ainda está frio, ou seja, fora da temperatura ideal, este componente impede o a circulação do fluido de arrefecimento entre o bloco do motor e o radiador. Desta forma o radiador não vai provocar o resfriamento do líquido antes que o motor atinja a temperatura mais eficiente de funcionamento. A partir desse ponto, a válvula termostática vai permitir que o fluido de arrefecimento acesse o radiador, para impedir que o motor sobreaqueça.