spot_img
InícioCarrosCitroën C3 2025 quer ser o carro turbo mais barato do Brasil

Citroën C3 2025 quer ser o carro turbo mais barato do Brasil

Hatch terá nova versão topo de linha na linha 2025 e vai aposentar motor 1.6 aspirado

A linha 2025 do Citroën C3 está próxima das lojas, com previsão de estreia ainda no primeiro semestre. E como principal novidade, o hatch terá uma versão inédita equipada com motor turbo da Fiat, segundo apuração inicial do site Autos Segredos foi flagradro uma unidade do modelo aos redores de Betim (MG), próximo da fábrica da marca italiana. Com a nova configuração, a Citroën quer tonar o C3 no turbo mais barato do Brasil.

A versão com motor 1.0 turbo flex será batizada de YOU e deve ocupar o posto de topo de linha no portfólio do modelo. O conjunto rende 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, atrelado a um câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Ou seja, o mesmo que equipa modelos como Fiat Pulse, Fastback e Strada, além do Peugeot 208.

Rodas escurecidas e aplique na coluna C identificam uma nova versão — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
Rodas escurecidas e aplique na coluna C identificam uma nova versão — Foto: Leonardo Felix

Turbo mais barato

Até o momento, a Citroën não fala em preços. Entretanto, a estratégia será de manter o hatch com uma tabela mais acessível. Atualmente, a versão topo de linha Feel Pack, equipada com o motor 1.6, custa R$ 100.990. No entanto, é possível que o preço fique abaixo desta margem, até para superar o rival Peugeot 208 Allure Turbo 200, que custa R$ 99.990 e ocupa o lugar de carro com motor turbo mais barato do Brasil atualmente.

Além dele, outros modelos turbo que entram na lista são: Hyundai HB20 Comfort Plus TGDi (R$ 101.290), Chevrolet Onix Turbo AT (R$ 102.690) e Volkswagen Polo TSI (R$ 103.990).

O que muda no C3 2025?

Em termos visuais, a linha 2025 do C3 não guarda grandes mudanças. Entretanto, o C3 YOU vai receber o logotipo da versão, bem como uma pintura em dois tons na carroceria, com o teto sempre em preto como aparece nas imagens. As rodas, ademais, serão de 15 polegadas pintadas de preto.

Na cabine, por sua vez, a novidade fica por conta da adição do painel de instrumentos digital de sete polegadas, que estreou no irmão C3 Aircross. No entanto, design e lista de equipamentos serão os mesmos, com central multimídia de 10”.

Citroën C3 Live Pack é uma das versões com motor 1.6  — Foto: André Paixão/Autoesporte
Citroën C3 Live Pack é uma das versões com motor 1.6 — Foto: André Paixão

Adeus motor 1.6

Cabe dizer que a chegada do motor Turbo 200 à linha do C3 também significa a aposentaria do motor 1.6 aspirado flex de 120 cv, atualmente presente em duas versões: Feel Pack e Live Pack.

A Stellantis, aliás, já anunciou o encerramento do conjunto na fábrica de Porto Real (RJ), que também equipa configurações do Peugeot 208 e 2008, bem como C4 Cactus e C3 Aircross. A previsão é de que o motor 1.6 EC5 deixe a linha de produção em definitivo até o final de 2024. Afinal, não atende o Proconve L8, novo regulamento de leis de emissões que entrará em vigor em 2025.

O grupo, no entanto, também anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na unidade fabril de Porto Real. Por enquanto, não houve um detalhamento de distribuição. Mas, o montante deve ser aplicado em novas soluções tecnológicas e motorizações para a família de compactos da Citroën.

spot_img

Notícias mais lidas