spot_img
InícioMercadoCEO da ALD discute MoU para adquirir a LeasePlan

CEO da ALD discute MoU para adquirir a LeasePlan

A ALD Automotive assinou um memorando de entendimento para adquirir a LeasePlan por € 4,9 bilhões (US$ 5,5 bilhões). A nova empresa terá um portfólio total de 3,5 milhões de veículos sob gestão de frota, e esta expansão maciça permitirá que a ALD Automotive se torne um fornecedor líder de mobilidade em escala global com maior variedade de produtos e um alcance geográfico mais amplo.

A ALD Automotive diz que a nova empresa combinada ajudará a criar um modelo digital que pode competir em serviços e custos com empresas financeiras cativas, bem como com novos players de tecnologia entrando no mercado.

Para saber mais sobre a aquisição pendente, a Automotive Fleet entrevistou recentemente Tim Albertsen, diretor executivo do grupo ALD Automotive.

AF: A PENDENTE AQUISIÇÃO DA LEASEPLAN PELA ALD AUTOMOTIVE REPRESENTA UM EVENTO HISTÓRICO NA HISTÓRIA DA GESTÃO GLOBAL DE FROTAS, CRIANDO A MAIOR EMPRESA DE MOBILIDADE, LOCAÇÃO E GERENCIAMENTO DE FROTAS DO MUNDO. MAS ALÉM DO TAMANHO DESTA INCORPORAÇÃO, COMO A AQUISIÇÃO PENDENTE BENEFICIARÁ OS CLIENTES DA ALD E DA LEASEPLAN?

ALBERTSEN: Você tem que ver isso à luz do que está acontecendo no setor de mobilidade em geral, porque está se movendo muito rápido. Vimos nos últimos três a cinco anos que nosso negócio está muito bem posicionado com novos produtos e serviços que estão evoluindo com essas tendências de mobilidade, seja você consumidor ou usuário corporativo. O fato de termos unido forças entre a ALD e a LeasePlan, nos tornará um dos maiores do mundo. Fazer o que estamos fazendo nos dará muitos músculos para desenvolver e manter a vantagem neste setor em termos de novos produtos e novos serviços. E manteremos esse foco centrado no cliente que temos há muitos anos, tanto na LeasePlan quanto na ALD Automotive.

Também é verdade que prevemos que a concorrência será diferente daqui para frente porque nos tornamos um negócio mais convencional. Portanto, provavelmente veremos muitos fabricantes entrando em nosso espaço. Se você olhar para os fabricantes de veículos hoje, alguns deles já têm uma presença bastante significativa em nosso mercado.

Essa combinação de ALD e LeasePlan, como eu disse, nos dá os músculos para continuar evoluindo e desenvolvendo os melhores produtos que podemos para nossos clientes. Além disso, nossa presença geográfica será expandida ainda mais para garantir que nossos clientes globais possam ter uma oferta nossa na maior parte do mundo. E por último, mas não menos importante, estamos fundindo dois líderes desta indústria que têm as melhores pessoas na indústria. Isso nos tornará um player ainda mais forte, com o DNA das duas empresas focadas em ser centradas no cliente.

AF: A FUSÃO REPRESENTA DEFINITIVAMENTE UMA CONSOLIDAÇÃO NA INDÚSTRIA DE GESTÃO DE FROTAS, MAS, COMO VOCÊ ESTÁ DIZENDO, VAI SE TORNAR UMA INDÚSTRIA MAIS COMPETITIVA PORQUE HAVERÁ OUTROS JOGADORES NÃO TRADICIONAIS ENTRANDO NO MERCADO.

ALBERTSEN: Sim, você poderia dizer isso. Hoje, nossos concorrentes diretos podem ser facilmente identificados. A tendência global tem se distanciado da propriedade e da transição para um modelo mais voltado para o usuário. Daqui a cinco a 10 anos, será difícil imaginar que as pessoas realmente irão ao banco e tomarão um empréstimo para comprar um carro. Tudo será uma assinatura ou estará em um contrato de locação para ter acesso ao veículo. Mas você não fica com a propriedade, para o qual estamos muito bem posicionados. Mas obviamente é assim que o mercado está indo e que a concorrência vai se intensificar ao longo dos anos, não há dúvidas quanto a isso.

Globalmente, existem dois países onde a LeasePlan está presente e a ALD não. Por outro lado, existem 10 países onde a ALD está presente mas a LeasePlan não. “Nos países onde temos uma sobreposição, haverá uma integração. É muito cedo para dizer como isso vai acontecer”, disse o CEO do Grupo ALD, Tim Albertsen.

AF: ALÉM DESSAS SINERGIAS, QUE OUTRAS SINERGIAS VOCÊ PREVÊ DECORRENTES DA FUSÃO DA ALD E DA LEASEPLAN? ISSO VAI TE AJUDAR A SER MAIS COMPETITIVO COM AS NOVAS FROTAS NÃO TRADICIONAIS QUE ESTÃO ENTRANDO NO NEGÓCIO?

ALBERTSEN: Sim, este é um negócio de escala, sempre foi. Com os novos participantes, que potencialmente podem ter mais músculos do que estamos acostumados a ver em nosso negócio, a escala se tornará ainda mais importante. Então as sinergias vão incluir sinergias de compras, que serão bastante significativas. Haverá também sinergias de custos. Com duas empresas se fundindo, precisamos apenas de um sistema e assim por diante. Portanto, há alguns benefícios e sinergias claros. Há também outras sinergias de primeira linha. Cada empresa tem uma maneira um pouco diferente de comercializar e, portanto, a combinação nos dará uma melhor presença nos mercados e nos segmentos daqui para frente.

O que provavelmente é o ponto mais importante a entender de uma transação como essa é que a ALD e a LeasePlan estão investindo pesadamente no digital para desenvolver novos produtos e serviços. No futuro, teremos que desenvolver apenas um sistema, que proporcione economias de escala.

AF: VOCÊ TOCOU NA MEGA TENDÊNCIA DA MOBILIDADE, QUE VOCÊ PREVÊ ACONTECER MUITO MAIS RÁPIDO DO QUE MUITOS PREVEM. VOCÊ VÊ NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS, TODA A FROTA E O PAISAGEM DA MOBILIDADE PARECER DIFERENTE DO QUE CONHECEMOS HOJE. VOCÊ PODE ELABORAR AINDA MAIS?

ALBERTSEN: É sempre difícil definir o momento exato das coisas, especialmente quando falamos de megatendências. Mas temos falado sobre isso nos últimos 10 anos. O que estamos vendo é, antes de tudo, que a pandemia mudou claramente o comportamento tanto das empresas quanto dos consumidores. E isso fica bem claro com alguns dos novos fabricantes, como a Tesla, que desenvolveu um modelo totalmente digital para interagir com os clientes. Basicamente, o processo de venda de veículos em geral está se transformando e é verdade não apenas para veículos, mas para todos os tipos de ativos. As pessoas não querem possuir esses ativos, querem ter acesso a eles, e está chegando mais rápido do que vimos com a eletrificação dos carros.

“Esta combinação de ALD e LeasePlan nos dá os músculos para realmente continuar evoluindo e desenvolvendo os melhores produtos que podemos para nossos clientes”, diz o CEO do grupo ALD, Tim Albertsen

AF: GLOBALMENTE, EXISTEM DOIS PAÍSES ONDE A LEASEPLAN ESTÁ PRESENTE E ONDE A ALD NÃO ESTÁ. POR OUTRO LADO, EXISTEM 10 PAÍSES ONDE A ALD ESTÁ PRESENTE, MAS A LEASEPLAN NÃO ESTÁ. QUAL A SUA ESTRATÉGIA ONDE A LEASEPLAN E A ALD ESTÃO PRESENTES EM AMBOS OS PAÍSES, QUE ACHO QUE REPRESENTAM 30 OPERAÇÕES DIFERENTES?

A ALD sempre esteve em busca de novas oportunidades. Abrimos na América do Sul. Estamos apenas abrindo no Sudeste Asiático.

É claro que nos países onde temos uma sobreposição, haverá uma integração. É muito cedo para dizer como isso vai acontecer. Há muitas coisas que não podemos discutir neste momento até o fechamento. Mas, é claro, isso será feito garantindo que criamos valor em vez de disrupção. Então, nos próximos 10 a 12 meses, vamos basicamente definir exatamente como vamos fazer a integração nos países onde estamos sobrepostos.

A ALD TEM UMA LONGA ALIANÇA GLOBAL COM A WHEELS, QUE AGORA É A WHEELS-DONLEN. PARTE DA PRÓXIMA AQUISIÇÃO DA LEASEPLAN, INCLUIRÁ A AQUISIÇÃO DE SUA OPERAÇÃO NOS EUA, LEASEPLAN USA. COMO ADQUIRIR A LEASEPLAN USA E NÃO SER COMPETITIVO COM A RELAÇÃO WHEELS-DONLEN?

ALBERTSEN: Acho importante dizer que, neste momento, nada acontece. Temos uma parceria muito forte e estratégica com a Wheels e temos uma grande cooperação com eles há muitos anos. É uma parceria muito forte e nós apreciamos essa parceria. Mas, honestamente, é muito cedo para dizermos o que vai acontecer.

Provavelmente é verdade que você não pode nos ver como parceiros da Wheels enquanto estamos ativos com a LeasePlan nos EUA. Portanto, há uma decisão a ser tomada. Mas, neste momento, essa decisão não foi tomada e precisamos de mais informações. Será uma consideração séria e será feita quando tivermos mais informações do que temos neste momento.

Por Mike Antich

Fonte: Automotive Fleet Magazine

Notícias mais lidas