Carregadores possuem sistema inteligente de comunicação entre o veículo e o carregador, que se diferem das tomadas comuns que temos em casa
omo toda nova tecnologia, veículos elétricos são promissores ao apresentarem soluções de mobilidade sustentável, bem como não gerarem gastos com combustível e reduzirem a necessidade de manutenção. Ao mesmo tempo, a falta de infraestrutura quanto à quantidade de carregadores ao redor do país é uma polêmica, entre tantas outras dúvidas que surgem quando pouco se sabe sobre essa inovação. Um grande questionamento é referente à segurança dos carregadores: é possível tomar choque carregando o carro em um dia de chuva?
Já de cara, não é possível tomar choque elétrico ao carregar um EV, mesmo em condição de chuva. Isso se deve ao mecanismo de comunicação criado entre o carregador e o bocal de carregamento, que garantem segurança para o usuário.
Apesar de existirem diferentes tipos de carregadores, todos possuem pinos responsáveis por uma função diferente que envolve a recarga das baterias. De maneira geral, esses pinos representam as fases de carga (por onde passa a corrente elétrica), neutro, terra, aproximação e conector de comunicação (pino piloto). Este último, aliás, que identifica as condições do carro e do carregador antes de liberar a corrente elétrica.
André Maranhão, Consultor Especialista em Mobilidade Elétrica, explica o funcionamento dessa tecnologia: “Quando se faz a conexão do carregador com a porta de carregamento, os pinos de “fase” não estão energizados. É o conector de comunicação que confirma se o carregador está de fato conectado, para então liberar a carga”.
Trazendo essa situação para um dia de chuva, caso seja identificado pelo pino piloto que o equipamento está com os conectores molhados, a corrente elétrica não será liberada e o sistema informará ao usuário que há algo impedindo o funcionamento do carregador.
Por isso, não há risco de contato com corrente elétrica, como simplifica Emílio Paganoni, Gerente Sênior de Treinamentos da BMW Group Brasil: “Não é o ato de colocar na tomada que libera a carga, como funciona nas tomadas das nossas casas. É o pino piloto que vai avaliar se a conectividade do carro está liberada”.
O mesmo vale para casos em que o conector do carregador tomou chuva e está molhado no momento em que a recarga será realizada, como destaca Paganoni: “Vamos supor que a pessoa não colocou a tomada no suporte do carregador, que acabou tomando chuva. Se você colocar a tomada no carro, o pino piloto vai identificar a umidade e bloquear a corrente elétrica”.
O engenheiro da BMW ainda ressalta que os wallboxes, instalados na residências, são equipamentos inteligentes e com acabamento que inclui proteção mecânica, peças plásticas, além de serem selados. Além disso, os carregadores instalados em postos na estrada e estabelecimentos comerciais, por exemplo, são próprios para resistir à ação do tempo e possuem placas de proteção.
Nesse cenário, o risco de choque só aconteceria caso houvesse o contato do usuário com o material vivo, situação que também é dificultada pelo fato de que todos os fios são revestidos.