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Carro por assinatura no Brasil é o mesmo que leasing nos Estados Unidos?

Na última semana, falei sobre o preço dos carros de entrada nos Estados Unidos. O texto rendeu muitos comentários, alguns deles falando sobre o leasing, uma espécie de aluguel de carros muito comum na América do Norte. No Brasil, o modelo que mais se aproxima é a recém-chegada assinatura. Entenda as diferenças entre esses dois negócios e avalie se o locar um veículo por um longo período vale a pena para você.

O leasing é uma modalidade comum há anos nos Estados Unidos, mais popular até mesmo do que o tradicional financiamento. Trata-se de uma espécie de arrendamento do veículo, quando o banco é o proprietário e o cliente tem o direito de uso por um período determinado, que varia de 12 a 60 meses – apesar de o tempo médio escolhido pelos americanos ser de 24 meses.

Nesse tipo de negócio, o cliente paga pela depreciação do bem durante o período do uso. Isso significa que se um carro de US$ 20 mil deprecia 30% (US$ 6 mil) em 24 meses, o valor do leasing será de US$ 6 mil, a ser pago em 24 parcelas, adicionando o imposto, taxas de administração e outros custos. As despesas com documentação, seguro e manutenção são de responsabilidade do usuário do automóvel.

Para se ter uma ideia, o leasing de um Toyota Corolla (versão LE) – que custa US$ 21.505 sem impostos e frete, o equivalente a cerca de R$ 121 mil – por 36 meses e com direito a rodar cerca de 1.600 km por mês, sai por US$ 219 (R$ 1.233) mensais mais uma entrada de US$ 3.218 (R$ 18.126). Ao final do contrato, o cliente pode comprar o veículo, abatendo o valor que foi pago, ou fazer um novo leasing.

Assinatura

Os princípios básicos das assinaturas oferecidas no Brasil são semelhantes. O cliente fica com um carro entre 12 e 48 meses, com um limite de quilometragem, mas diferente do que acontece no leasing, os custos com documentação, seguro e manutenção já estão inclusos no contrato. O aluguel de um Toyota Corolla GLI, no valor de R$ 132.890, durante 24 meses com uma franquia de 1.500 km ao mês, sai por R$ 4.469,17 ao mês. Não há pagamento de entrada.

No Brasil, a assinatura pode ser uma alternativa interessante para quem não tem a possibilidade pagar um carro à vista ou não tem um valor robusto para pagar a entrada, pois em alguns casos pode sair mais barato do que o custo do financiamento mais documentação, seguro e manutenção.

Por Paula Gama

Fonte: Uol

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