Chegada do inverno vai te fazer gastar mais ao abastecer? Consultor técnico responde
Uma das principais dúvidas sobre mecânica automotiva após a chegada do inverno diz respeito ao consumo do carro. Afinal, com as temperaturas baixas, os motores gastam mais combustível? A resposta é sim. Portanto, conversas com o professor de mecânica e consultor técnico Pedro Scopino para elaborar mais sobre o assunto.
“O motor de combustão interna é tecnicamente um transformador de energia química, derivada da queima do combustível, em energia calorífica”, explicou o especialista. “Quanto mais baixa for a temperatura externa, mais difícil se torna essa conversão de energia”.
![Veja o que é mito e verdade sobre esperar o motor atingir a temperatura ideal — Foto: Shutterstock](https://s2-autoesporte.glbimg.com/xVvZuUVFCDylqfkydAPJsMiLX-g=/0x0:654x367/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2023/S/q/tE55a1RGeJBYrd4StL4g/mobile.jpg)
Portanto, de acordo com Scopino, veículos de combustão interna gastam mais combustível no inverno, pois os motores levam mais tempo para atingir a sua temperatura ideal de funcionamento. Entretanto, essa quantidade extra de gasolina, etanol ou diesel não chega a ser significativa para impactar no bolso do motorista no inverno.
“Trata-se de uma quantidade pequena de combustível a mais [em comparação com os dias quentes], mas ainda será uma despesa extra para o motorista”, disse Scopino.
Devo esperar o motor atingir a temperatura ideal?
Um hábito frequente de muitos motoristas é ligar o carro minutos antes de partir para que o motor esquente. De acordo com Scopino, isso não é necessário desde que a injeção eletrônica se tornou um padrão na indústria.
“No caso dos veículos carburados antigos, é bom esperar um pouco antes de sair dirigindo. Para veículos com injeção eletrônica, isso não se aplica mais”, explicou. Para garantir o melhor funcionamento do motor nos dias frios, um item que exige atenção é a válvula termostática.
A importância da válvula termostática
![Válvula termostática é o "coração" do sistema de arrefecimento — Foto: Reprodução](https://s2-autoesporte.glbimg.com/YE_pEiGEMlQPH525R4PMf3NpWJY=/0x0:1200x648/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2023/L/c/e8DmtrTY2A4G53yaE0TA/como-funciona-e-como-trocar-uma-valvula-termostatica.jpg)
A válvula termostática é um cilindro adornado por um retentor metálico e molas. De tão pequena, cabe na palma da mão e pode passar despercebida no motor — mas sua funcionalidade é uma das mais importantes.
O equipamento gerencia todo o sistema de arrefecimento do carro. Ela viabiliza a passagem de água entre o bloco do motor e o radiador, garantindo que o propulsor trabalhe na temperatura ideal. Com uma função tão crucial, a válvula termostática é o “coração” do sistema de arrefecimento.
Os problemas mais comuns nas válvulas termostáticas envolvem o seu travamento, que pode ocorrer quando estiver fechada ou aberta. “Se uma válvula termostática travar com os seus dutos fechados, o motor vai superaquecer rapidamente”, disse Scopino. Temperaturas elevadas podem derreter peças, estourar mangueiras e até fundir o motor em casos mais extremos.
O travamento da válvula aberta é raro, mas possível. “Neste caso, a temperatura do motor fica sempre baixa. O motorista pode notar isso pelo ponteiro do termômetro, que nunca chega à metade [do marcador]”, afirmou.
Um motor que trabalha em temperaturas mais baixas do que a ideal gasta mais combustível e se torna mais poluente. “O motor foi projetado para trabalhar com uma temperatura padrão. Qualquer alteração vai inevitavelmente afetar o seu funcionamento”, esclareceu o professor.