spot_img
InícioCarrosBajaj Dominar 250: concorrente boa de briga

Bajaj Dominar 250: concorrente boa de briga

A Bajaj Dominar 250 chega ao mercado com porte mais volumoso, semelhante ao da Dominar 400, e um pacote técnico bem recheado, que inclui motor monocilíndrico de 27cv

A Bajaj desembarcou no Brasil em 2022, com as motocicletas Dominar 160, 200 e 400cm³. Logo em seguida, em junho de 2024, inaugurou fábrica própria em Manaus, ampliando a linha, como o novo modelo Dominar 250, que chega aos concessionários a partir de 16 de agosto. A nova Bajaj Dominar 250 é uma espécie de Dominar 400, um pouquinho menor, feita para brigar com a Yamaha Fazer 250 ABS e com a Honda CB 300 Twister ABS, por exemplo.

A nova fábrica brasileira, que é a primeira da marca fora da Índia, também possibilita a prática de preços mais competitivos. A nova Bajaj Dominar 250, com sistema ABS nas duas rodas, terá preço sugerido inferior tanto ao da Yamaha Fazer 250 quanto da Honda Twister 300, de estimados R$ 21 mil, para se posicionar entre a Dominar 200, que tem preço sugerido de R$ 19.900 e a Dominar 400, com R$ 25.500.

Bajaj Dominar 250 modelo 2025 vermelho preto e branco de traseira estática no asfalto com cidade ao fundo
A suspensão traseira é do tipo mono com ajuste na pré carga e 110mm de curso – Foto: Bajaj/Divulgação

Semelhança de família

A Bajaj Dominar 250 tem visual parecido com o da irmã maior Dominar 400, modelo mais vendido da marca no Brasil. Olhando de lado, dá para confundir. A intenção é essa mesmo, já que as duas compartilham vários sistemas. O motor é monocilíndrico arrefecido a líquido, com duplo comando de 248,8cm³, que entrega 27cv a 8.500rpm e torque de 2,3kgfm a 6.500rpm. Potência que ultrapassa as possíveis concorrentes, Fazer 250, com 21,5cv, e Twister 300, com 24,7cv.

Bajaj Dominar 250 modelo 2025 vermelho preto e branco de lateral estática no estúdio
O motor é monocilíndrico arrefecido a líquido, com duplo comando de 248,8cm³ – Foto: Bajaj/Divulgação

A gigante indiana tem cerca de 49% da badalada marca austríaca KTM. Inclusive, produz alguns modelos de menor cilindrada, como a Duke 390, por exemplo, e se vale da “expertise” e parceria, para também turbinar seus motores. O motor está acoplado a um câmbio de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante. Assim como a Dominar 400, tem protetor inferior de motor e escape estilo limpa trilhos.

Suspensão invertida

Também como a irmã maior 400, a Bajaj Dominar 250 tem a suspensão dianteira invertida, porém, com tubos de 37mm de diâmetro e 135mm de curso, contra 43mm da Dominar 400. A suspensão traseira é do tipo mono com ajuste na pré carga e 110mm de curso. As rodas de ambas são em liga leve, com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara. Na Dominar 250, as medidas são de 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira, com banco a 800mm do solo e 180kg de peso já abastecida.

Bajaj Dominar 250 modelo 2025 vermelho preto e branco de traseira estática no estúdio
A Bajaj Dominar 250 não vem equipada com pequeno encosto no banco de trás – Foto: Bajaj/Divulgação

Escape de saída curta e dupla também é semelhante, assim como o conjunto óptico dianteiro com farol em LED. Como diferença, a Bajaj Dominar 250 não vem equipada com os protetores de punho e nem com um pequeno encosto no banco de trás, para o passageiro, e tampouco parte do painel instalado no tanque. O painel em peça única é em LCD com sistema blackout. Os freios são ABS nas duas rodas, com disco de 300mm de diâmetro na dianteira com pinça radial e disco de 230mm na traseira.

Bajaj Dominar 250 modelo 2025 vermelho preto e branco de frente estática no estúdio
A nova Bajaj Dominar 250 terá preço sugerido inferior tanto ao da Yamaha Fazer 250 quanto da Honda Twister 300 – Foto: Bajaj/Divulgação
spot_img

Notícias mais lidas