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Atrasos na produção e paralisação de fábricas afeta setor de locação de automóveis

Montadoras bloqueiam ou restringem pedidos de modelos mais procurados

Apesar de a frota de veículos de locadora ter ultrapassado a marca de 1 milhão de unidades em 2020, houve uma queda natural nos emplacamentos na comparação com 2019, passando de 541,3 mil para 360,5 mil por conta da pandemia de Covid-19. Como todo o setor caiu, a representação das empresas se manteve no patamar de 20% de participação.

Mas esse número poderia ter sido maior. Segundo Paulo Miguel Junior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), as montadoras não conseguiram entregar cerca de 100 mil encomendas de veículos feitas pelas locadoras. “Comprávamos o que tinha disponível independentemente do modelo, cor etc. E mesmo assim não conseguimos atender a demanda”, afirma.

Volkswagen Gol foi o modelo mais emplacado pelas locadoras no ano passado, com mais de 38 mil unidades — Foto: Divulgação
Volkswagen Gol foi o modelo mais emplacado pelas locadoras no ano passado, com mais de 38 mil unidades — Foto: Divulgação

O executivo explica ainda que grande parte das locadoras vendeu seus carros na época mais restritiva da quarentena, quando as locações caíram aproximadamente 90%. Com uma retomada no último trimestre do ano, muitas tiveram problemas para suprir suas necessidades.

Neste ano, a perspectiva é emplacar cerca de 450 mil unidades – contando com as 100 mil atrasadas. Mas tudo vai depender de como ficará a produção, já que algumas montadoras já anunciaram paralisação de suas fábricas pelo aumento dos casos da doença – sem contar a falta de insumos, especialmente semicondutores, que já vinha afetando as fabricantes.

A Volkswagen, por exemplo, que no ano passado teve o Gol como líder de vendas para locadoras devido a oscilações na produção do Chevrolet Onix (que era líder desde 2016), já bloqueou os pedidos de locadoras até o fim de abril. A alemã foi uma das que anunciou a suspensão das atividades de suas fábricas em São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté (as três no Estado de São Paulo) e São José dos Pinhais (PR) até 4 de abril.

Já GM e Fiat restringiram os pedidos para alguns modelos, como Onix, Cruze e Strada devido a atrasos na produção. “Estimamos que 2021 será desafiador. Devemos estabilizar as entregas, ajustar as frotas e as demandas só no último trimestre do ano”, diz Miguel Junior.

Por Thais Villaça

Fonte: Auto Esporte

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